Apresentação

E aí galera?

Me chamo Gerson, tenho 25 anos e estudo Publicidade no Colégio Irmão Pedro. Sou uma pessoa bem simples, e gosto de estar rodeado de amigos jogando conversa fora, brincando, chorando, rindo, de tudo um pouco! Gremista não fanático, aprecio um bom chimarrão e Amo minha família, dou muito valor a ela, pois sem ela você não é ninguém. Fiz esse blog para expor os trabalhos do curso e colocar alguns assuntos que acho interessante compartilhar com vocês. Não preciso dizer pq escolhi o título, o nome já diz tudo, então apresento a vocês: Mente Faminta!

Tradutor

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Terima kasih!

Não publicarei vídeos falando sobre um anuncio, ou algo similar, mas vou fazer um pouco de publicidade deste belo país (Malásia). Alguns devem perguntar por quê? Respondo: Por ser um país querido e por colaborarem para que meu blog cresça.

Algumas curiosidade sobre a Malásia

>>A Malásia é um país do Sudeste Asiático que compreende dois territórios distintos separados pelo Mar do Sul da China: a parte sul da península Malaia e ilhas adjacentes, e uma seção do norte da ilha de Bornéu.
>>A capital do país é Kuala Lumpur e seu gentílico é Malaio ou malásio.
Kuala Lumpur é uma cidade cheia de jardins (e shopping centers) e mostra um imenso respeito pelo patrimônio, os edifícios públicos e seus arredores são muito bem cuidados.
>>Apresenta um dos ecossistemas mais complexos e ricos do mundo: são 15.000 espécies de plantas e árvores, 600 espécies de pássaros e 210 espécies de mamíferos.
>>É uma sociedade multicultural, com malaios, chineses e indianos a compartilhar o país. >>Os malaios são a maior comunidade, atingindo 60% da população.
>>O tipo de governo é uma Monarquia Eletiva Federal e Constitucional e uma Democracia Parlamentar. Os reis são escolhidos entre os sultões dos estados e ficam no poder por 4 anos.
>>É o maior produtor mundial de borracha, óleo de palma e estanho.
>>No país há três celebrações de ano novo. O ano novo normal, celebrado no dia 1º de janeiro, o ano novo islâmico (Awal Muharram) e o ano novo chinês.
>>O hibisco é considerado a “flor dos bons sonhos” e foi eleito como simbolo do país em 1923.
>>A Mesquita de Abu Bakar é uma das mais chamativas de Malásia. Sua construção se concluiu em 1900 após oito anos de trabalho intensivo. Tem uma capacidade para congregar mais de 2.000 fiéis.
>>A maior caverna do mundo é a Câmara Sarawak, no Parque Nacional Gunung Mulu. Sua cavidade tem 700 metros de comprimento, 70 metros de altura no ponto mais baixo e 300 metros de largura média.
>>A comida malaia é rica pelas especiarias e pelo gosto picante. Muito frango, arroz e molhos preparados com iguarias, como amendoim, pimenta e muito coco. O arroz, feito no vapor, é o prato principal de quase toda comida malaia e vem acompanhado de frango e pescada e molho de carne com coco.

Langkawi, na Malásia


quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Publicidade - Em Outros Sentidos

  Foi um dos trabalhos que eu mais gostei de fazer, apesar de não gostar do artista. Contrariei o meu grupo, mas fui vencido pela maioria. Tivemos que escolher um cantor/banda da música brasileira, e apartir disso nos inspirarmos a fazer uma foto de moda, criar um poema e uma peça que lembrasse o nosso cantor. Feito isso, escolhemos uma música e tivemos que expressá-la em forma de tato, olfato e paladar!

Foto do Grupo e dos Trabalhos

Os três Sentidos foram baseados na Música "Se":
Paladar: Trufa de Chocolate com Pimenta
Olfato: Vela Aromatizante de Camomila
Tato: Camisola de Sede

Atividade proposta por Professora Claudia Lopes.



sábado, 23 de novembro de 2013

Festival de Publicidade de Cannes

O Festival de Publicidade de Cannes (em inglês Cannes Lions International Festival of Creativity) foi criado pela SAWA (Screen Advertising Worlds Agencies), e é realizado na cidade de Cannes, na Riviera Francesa. Foi criado em 1953, e se tornou o mais importante prêmio da publicidade mundial. Geralmente é realizado no mês de junho.
Nessa semana mostrarei 7 campanhas brasileiras que mereceram ser premiadas pelo Festival Cannes 2013. Para apreciarem melhor, postarei um por dia.
Espero que Gostem.

Cliente: Hipoglós  Prêmio: Leão de Bronze em Mobile  Agência: Africa 
Conceito: O app para campanha do Hipoglós Amêndoas conecta um sensor (chip) colocado na fralda do bebê a um amplificador de sinais Bluetooth, que pode ficar preso ao berço da criança. Quando a fralda fica molhada, um alerta é enviado pelo sensor para o aplicativo no celular da mãe.

Cliente: WWF  Agência: Grey 141  Prêmio: Leão de Prata em Direct
Conceito: Para mostrar que a cada quatro minutos uma área equivalente a um campo de futebol é desmatada no Brasil, essa ação da WWF mudou gradativamente a cor do gramado durante uma transmissão ao vivo. Aconteceu no jogo Brasil vs. Dinamarca, pelo Torneio de Futebol Feminino, exibido pela Band em dezembro do ano passado.

Cliente: Shopping Villa Lobos  Agência: Loducca  Prêmio: Leão de Bronze em Media
Conceito: Uma loja de vidro com prateleiras e cabides vazios foi inaugurada em abril para incentivar os clientes do Shopping Villa-Lobos a doarem roupas para a Campanha do Agasalho do Governo do Estado de São Paulo. A campanha arrecadou 3,2 toneladas de roupas
.

Cliente: Anador  Agência: Borghi Lowe  Prêmio: Leão de Prata em Film
Conceito: O filme mostra como a dor de cabeça pode mudar todos os ângulos da vida de um homem. Em 30 segundos, as situações cotidianas de um homem que tem a vida mais ou menos generosas são comparadas.


Cliente: Leica  Agência: FNazca  Prêmio: Leão de Prata em Film
Conceito: O comercial -narrado em alemão -conta a história de uma Leica III que morreu nas mãos de Robert Capa durante a guerra, e retorna agora, 58 anos depois, reencarnada como M-Monochrom, modelo recém-lançado que só faz fotos em preto e branco.


Cliente: Hemoba Agência: Leo Burnett Prêmio: Categoria Promoção & Ativação
Conceito: A campanha baniu o vermelho da camisa do time do Vitória, na Bahia. A edição preto e branca só seria preenchida faixa-a-faixa, e devolvida aos torcedores em seu estado clássico, se a meta de doações de sangue fosse alcançada. O número era medido - e uma listra voltava a ficar vermelha - a cada partida do clube.



Cliente: Dove  Agência: Ogilvy Brasil  Prêmio: Grand Premium Titanium
Conceito: O comercial de três minutos, veiculado na internet e filmado como minidocumentário nos Estados Unidos, mostra a diferença entre a auto-imagem de mulheres reais e a forma como as pessoas as enxergam. Emocional e altamente viralizável, é o comercial mais compartilhado do ano, e tem mais de 50 milhões de visualizações no YouTube.

Fonte: Exame.com

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

O que é ser um Publicitário?

Sua vida muda, igual tudo no mundo;
Ela será resumida em AP / DP 
(Antes da Publicidade / Depois da Publicidade)
Você deixará de ver um filme comum e começará a ver posicionamento de câmeras, zoom in, zoom out;
Irá aguardar ansiosamente pelo comercial na televisão, pois é a parte mais divertida;
Andar pelas ruas nunca será tão desesperador, pois verás cartazes bons e ruins, outdoors criativos e desanimadores;
Sua cabeça irá funcionar 24 horas por dia, pois seu cérebro sempre estará associando o ambiente à suas necessidades do trabalho;
Viver como um publicitário não é fácil, pois fácil é se autodenominar um;
Fácil é viver por trás das câmeras e outdoors; 
É viver sem saber o motivo pelo qual se vive;
Mas nem sempre o fácil te excita, ou te fascina;
Fascinação é saber que mesmo após apagar as luzes do escritório, sua mente permanecerá ligada;
Fascinação é transformar o trabalho em diversão, e a diversão em trabalho;
Excitante é conseguir a conta de um novo cliente e ir comemorar bebendo, pois é de lá que poderá sair a tal ideia genial para um case de sucesso;
Ser publicitário é isso;
Se desvendar a cada dia e tratá-lo como se fosse à única chance;
Um brinde a quem ama o que faz;
Um brinde a quem une a criatividade com a sabedoria”

by Victor Alex Lymberopoulos 

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Top 10: Propagandas Brasileiras que mais fizeram Sucesso



Não é à toa que muitas agências brasileiras abocanham centenas de prêmios importantes anualmente, a publicidade no Brasil é, notadamente, uma das mais criativas do mundo. Desde os primórdios da TV, comerciais se tornaram tão populares que chegaram ao ponto de fazer parte da memória afetiva de alguns telespectadores. Vamos relembrar alguns?

10-Banco Bamerindus: O banco foi imortalizado pela propaganda de sua caderneta de poupança com o ator Toni Lopes no inicio de 1990, exibida principalmente na Rede Globo durante o programa Domingão do Faustão.



09-DDD Embratel: Esta propaganda foi um sucesso dos anos 90! Os meninos DDD.



08-Guaraná Antárctica: Em 1988, foi lançada a linha diet. O guaraná passou a ser o primeiro refrigerante do Brasil a conseguir reduzir o valor calórico sem alterar o seu sabor original.



07-Sukita: Em 1999, a empresa resolveu apostar no humor, com a campanha do “Tio”, em que um sujeito de meia-idade(Roberto Arduim) é rejeitado por um bela adolescente(Michelly Machri).



06-Cobertores Parahyba: Quem não se lembra todas as noites na televisão, após o comercial, nossas mães mandavam a gente pra cama.



05-D.D. Drim: Quem já passou dos trinta, certamente, lembra deste comercial da dedetizadora. Trata-se de um desenho animado, no qual insetos e ratos fazem uma grande festa.



04-Parmalat: Na linha dos personagens fofos, a empresa lançou um comercial recheado de bebês fantasiados de bichinhos. Ouve uma promoção onde o consumidor levava um bichinho de pelúcia para casa. 



03-Cotonetes Johnson e Johnson: O carismático e adorável bebê Johnson em um comercial encantador. Premiado no CLIO AWARDS de 1977.



02-O primeiro Valisére a gente nunca esquece: Conta a história de uma menina que ganha seu primeiro Sutiã. O comercial foi muito premiado e é considerado um dos 100 melhores do mundo. Veiculada em 1987, foi o marco da propaganda brasileira.



01-Não esqueça a minha Caloi: Esse slogan foi criado em 1978 e adotado em muitas campanhas publicitárias, inclusive na televisão. Tornou-se uma verdadeira febre entre as crianças.




Fonte: Site curiosidades


Então é isso pessoal, espero que tenham gostado!

terça-feira, 12 de novembro de 2013

O Galo


O Galo, é o símbolo da publicidade. E pq? O galo acorda bem cedo e dá o seu grito antes que todos os outros animais. Ele que canta e faz alarde desde o amanhecer para anunciar o dia. Ele representa o comunicador há várias décadas por ser o grande propagandista do raiar do dia. A mesma coisa é com a publicidade. Deve-se anunciar antes e de forma eficiente que os concorrentes.


A História da Publicidade

 A Publicidade é uma atividade profissional dedicada à difusão pública de ideias associadas a empresas, produtos ou serviços, especificamente, propaganda comercial. Publicidade é um termo que pode englobar diversas áreas de conhecimento que envolvam esta difusão comercial de produtos, em especial atividades como o planejamento, criação, produção e veiculação de peças publicitárias. Pode-se traçar a história da publicidade desde a antiguidade. Foi, porém, após a Revolução Francesa (1789), que a publicidade iniciou a trajetória que a levaria até o seu estágio atual de importância e desenvolvimento.
    Hoje, todas as atividades humanas se beneficiam como o uso da publicidade: Profissionais liberais, como médicos, engenheiros, divulgam por meio dela, os seus serviços; os artistas anunciam suas exposições, seus discos, seus livros, etc. A própria ciência vem utilizando os recursos da publicidade, promovendo suas descobertas e seus congressos por meio de cartazes, revistas, jornais, filmes, Internet e outros.
    O Diário do Rio de Janeiro, lançado em 1821, foi o primeiro jornal de anúncios que surgiu no país, uma espécie de classificados sem ilustração. Anúncios de venda de escravos, imóveis, carroças, artesanato e serviços de profissionais liberais eram predominantes não somente no Diário, mas em cartazes, folhetos, painéis na cidade do Rio de Janeiro e em São Paulo. 
   Os anúncios ganham figuras coloridas e textos objetivos no início do século XX, houve até a criação de cartum humorístico de políticos anunciando determinado produto. As primeiras agências de publicidade começaram a se formas a partir de 1914, no início apenas vendiam espaço publicitário para anúncio, depois evoluíram para a elaboração de conteúdo. Eclética, Pettinati e Edanée foram às primeiras agências a surgirem em São Paulo. Se no século XIX, a exportação agrícola movimentava o mercado nacional, no início do século XX, a instalação da indústria nacional e estrangeira movia o mercado e junto com a chegada de empresas norte-americanas, vieram agências estrangeiras como a Ayer, J.Thompson entre outras.
  A crise de 29, não abalou o desenvolvimento da publicidade no Brasil, surgiram painéis de estrada, outdoors e as revistas e jornais se sofisticaram. Na década de 30, o rádio trouxe uma nova plataforma de veiculação de anúncios expressos em jingles e programas patrocinados como o Repórter Esso. Depois da Segunda Guerra Mundial, foi criada a Associação Brasileira de Propaganda (ABAP).

Fonte: Wikipédia e Yahoo.