A Publicidade é uma atividade profissional dedicada
à difusão pública de ideias associadas a empresas, produtos ou serviços,
especificamente, propaganda comercial. Publicidade é um termo
que pode englobar diversas áreas de conhecimento que envolvam esta difusão
comercial de produtos, em especial atividades como o planejamento, criação,
produção e veiculação de peças publicitárias. Pode-se traçar a história da
publicidade desde a antiguidade. Foi, porém, após a Revolução
Francesa (1789), que a publicidade iniciou a trajetória que a levaria até
o seu estágio atual de importância e desenvolvimento.
Hoje, todas as atividades humanas se beneficiam
como o uso da publicidade: Profissionais liberais, como médicos, engenheiros,
divulgam por meio dela, os seus serviços; os artistas anunciam suas exposições,
seus discos, seus livros, etc. A própria ciência vem utilizando os recursos da
publicidade, promovendo suas descobertas e seus congressos por meio de
cartazes, revistas, jornais, filmes, Internet e outros.
O Diário do Rio de Janeiro, lançado em
1821, foi o primeiro jornal de anúncios que surgiu no país, uma espécie de
classificados sem ilustração. Anúncios de venda de escravos, imóveis, carroças,
artesanato e serviços de profissionais liberais eram predominantes não somente
no Diário, mas em cartazes, folhetos, painéis na cidade do Rio de Janeiro e em São Paulo.
Os anúncios ganham figuras coloridas e textos
objetivos no início do século XX, houve até a criação de cartum
humorístico de políticos anunciando determinado produto. As primeiras agências
de publicidade começaram a se formas a partir de 1914, no início apenas vendiam
espaço publicitário para anúncio, depois evoluíram para a elaboração de
conteúdo. Eclética, Pettinati e Edanée foram às primeiras agências a surgirem em São Paulo. Se no
século XIX, a exportação agrícola movimentava o mercado nacional, no início do
século XX, a instalação da indústria nacional e estrangeira movia o mercado e
junto com a chegada de empresas norte-americanas, vieram agências estrangeiras
como a Ayer, J.Thompson entre outras.
A crise de 29, não abalou o desenvolvimento da publicidade
no Brasil, surgiram painéis de estrada, outdoors e as revistas e jornais se
sofisticaram. Na década de 30, o rádio trouxe uma nova plataforma de veiculação
de anúncios expressos em jingles e programas patrocinados como o
Repórter Esso. Depois da Segunda Guerra Mundial, foi criada a Associação
Brasileira de Propaganda (ABAP).
Fonte: Wikipédia e Yahoo.
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