Apresentação

E aí galera?

Me chamo Gerson, tenho 25 anos e estudo Publicidade no Colégio Irmão Pedro. Sou uma pessoa bem simples, e gosto de estar rodeado de amigos jogando conversa fora, brincando, chorando, rindo, de tudo um pouco! Gremista não fanático, aprecio um bom chimarrão e Amo minha família, dou muito valor a ela, pois sem ela você não é ninguém. Fiz esse blog para expor os trabalhos do curso e colocar alguns assuntos que acho interessante compartilhar com vocês. Não preciso dizer pq escolhi o título, o nome já diz tudo, então apresento a vocês: Mente Faminta!

Tradutor

terça-feira, 12 de novembro de 2013

A História da Publicidade

 A Publicidade é uma atividade profissional dedicada à difusão pública de ideias associadas a empresas, produtos ou serviços, especificamente, propaganda comercial. Publicidade é um termo que pode englobar diversas áreas de conhecimento que envolvam esta difusão comercial de produtos, em especial atividades como o planejamento, criação, produção e veiculação de peças publicitárias. Pode-se traçar a história da publicidade desde a antiguidade. Foi, porém, após a Revolução Francesa (1789), que a publicidade iniciou a trajetória que a levaria até o seu estágio atual de importância e desenvolvimento.
    Hoje, todas as atividades humanas se beneficiam como o uso da publicidade: Profissionais liberais, como médicos, engenheiros, divulgam por meio dela, os seus serviços; os artistas anunciam suas exposições, seus discos, seus livros, etc. A própria ciência vem utilizando os recursos da publicidade, promovendo suas descobertas e seus congressos por meio de cartazes, revistas, jornais, filmes, Internet e outros.
    O Diário do Rio de Janeiro, lançado em 1821, foi o primeiro jornal de anúncios que surgiu no país, uma espécie de classificados sem ilustração. Anúncios de venda de escravos, imóveis, carroças, artesanato e serviços de profissionais liberais eram predominantes não somente no Diário, mas em cartazes, folhetos, painéis na cidade do Rio de Janeiro e em São Paulo. 
   Os anúncios ganham figuras coloridas e textos objetivos no início do século XX, houve até a criação de cartum humorístico de políticos anunciando determinado produto. As primeiras agências de publicidade começaram a se formas a partir de 1914, no início apenas vendiam espaço publicitário para anúncio, depois evoluíram para a elaboração de conteúdo. Eclética, Pettinati e Edanée foram às primeiras agências a surgirem em São Paulo. Se no século XIX, a exportação agrícola movimentava o mercado nacional, no início do século XX, a instalação da indústria nacional e estrangeira movia o mercado e junto com a chegada de empresas norte-americanas, vieram agências estrangeiras como a Ayer, J.Thompson entre outras.
  A crise de 29, não abalou o desenvolvimento da publicidade no Brasil, surgiram painéis de estrada, outdoors e as revistas e jornais se sofisticaram. Na década de 30, o rádio trouxe uma nova plataforma de veiculação de anúncios expressos em jingles e programas patrocinados como o Repórter Esso. Depois da Segunda Guerra Mundial, foi criada a Associação Brasileira de Propaganda (ABAP).

Fonte: Wikipédia e Yahoo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário